
Quais os métodos de bater ponto?
Registro de ponto está imposto pela lei desde 1943, quando o presidente Getúlio Vargas aplicou as primeiras regras para regulamentação da CLT no Brasil. As Lei trabalhista teve intuito de evitar abusos aos trabalhadores e o garantir os recebimento de benefícios trabalhistas como horas extras e jornada de trabalho justa.
Apesar da obrigatoriedade e controlar o ponto dos funcionário, a escolha dos métodos que serão utilizados fica por conta da empresa. A CLT estabelece a obrigatoriedade de controla ponto mecânico manual ou eletrônico (com sistema controle ponto) para empresas com mais de 20 colaboradores.
Livro de ponto
Essas opções é econômica e Simples, muito utilizada ainda nas pequenas empresas, geralmente, cumprem apenas a função de registrar manualmente entradas e saídas dos colaboradores. Apesar das facilidades econômica esta forma esta suscetível a falhas, obrigando empregador controlar e monitora constantemente os funcionários.
Relógio de ponto cartográfico
Relógio de ponto cartográfico foi criado início do século XX como solução para controlar entrada e saída dos funcionários. Basicamente equipamento realiza leitura do cartão de ponto, onde cada funcionário possui um cartão conforme figura abaixo.
Este modelo de relógio de ponto não permite alterações e rasuras. Importante que todos tenham a disciplina de cumprir com a sua parte bater seu próprio ponto de forma adequada e no horário indicado.
Relógio de ponto mecânico possui grande Problema para recursos humanos devido grande volume de informações a serem organizadas no prazo do fechamento de folha, normalmente com prazo muito curto.
Ponto eletrônico
Relógio de ponto digital é método mais utilizado pela empresas brasileiras nos dias atuais. Existe algumas tecnologia para realizar registo de ponto como:
- cartão de PVC com tecnologia de RFID
- Leitor biométrico
- Código de barras (Tecnologia esta sendo pouco utilizada devido problemas de durabilidade)
As empresas, adquirem relógio de ponto para controla ponto e passa as informações dos horários de entrada e saída dos funcionários para um sistema de tratamento de ponto, de onde podem gerar relatórios e tomar decisões de controles dos colaboradores.
- por admin
- on março 21, 2020